Notícias

14 de junho de 2018 às 10:36h

​SENAI realiza consultoria em indústria de alimentos de Parnaíba

Os trabalhos iniciaram neste mês de junho e prosseguem até outubro de 2018

Com o objetivo de introduzir técnicas da Manufatura Avançada/Indústria 4.0 em pequenas e médias empresas brasileiras, o Departamento Regional do SENAI Piauí, em parceria com o SENAI/DN, através do Centro de Tecnologia em Alimentos (CTA), está realizando uma Consultoria em Manufatura Avançada na indústria de lacticínios Leite Longá, da cidade de Parnaíba. A ação integra os processos do Programa Indústria Mais Avançada,

De acordo com o consultor do Programa, Paulo Sérgio Pires, os trabalhos iniciaram neste mês de junho e prosseguem até outubro de 2018. Segundo ele, “esse programa é a continuidade do Programa Indústria mais Produtiva (Manufatura Enxuta), composto por uma plataforma de competência e métodos de consultoria em digitalização e conectividade, com foco na sustentação e melhoria dos resultados alcançados após a primeira intervenção em manufatura enxuta.

Paulo Pires explica ainda que o atendimento vai proporcionar a empresa o acompanhamento da produção em tempo real, diretamente do smartphone. Porém, para isto, as empresas precisão ter uma evolução tecnológica para conseguirem ser mais ágil mais produtiva e mais avançada.

A iniciativa visa o primeiro passo para o alcance da Indústria 4.0 focado no Aumento de Produtividade por meio de upgrade tecnológico e mudança de cultura na gestão do chão de fábrica. Todo o processo terá duração de 5 meses com carga horária de 160h.

A empresa terá como benefícios: Informações do processo em tempo real; possibilidade de tomada de decisão preventiva, não somente reativa; gestão do processo produtivo descentralizada; relatórios padronizados e customizados de acordo com as necessidades da direção e gerência da fábrica.

O SENAI atuará com o objetivo de transferir os conhecimentos para a equipe da empresa, desenvolvendo as competências para permitir que ela siga com a prática de melhoria contínua, com independência e autonomia.

Mônica Pessoa/Ascom/FIEPI

Comentários