Federacao das industrias do estado do piaui

A Federação das Indústrias do Estado do Piauí – FIEPI, foi constituída em 17 de Maio de 1954, no auditório da então sede da Associação Comercial de Parnaíba, segundo município em importância do Estado. Na ocasião, foram constituídos também, sua diretoria, conselho fiscal e estatutos. A partir daquela data, a FIEPI passou a ser dirigida pelos empresários, José de Moraes Correia, e Moacyr Rodrigues da Cunha, delegados do Sindicato das Indústrias Químicas e Farmacêuticas, Cândido de Almeida Atahayde e Joaz Rabelo de Souza, delegados da Indústria da Construção e Mobiliário, Antônio de Pádua Rebelo Pires e Alfredo Simone Molina, delegados do Sindicato das Indústrias de Alimentação, Raimundo Torres Raposo e Benedito de Moraes Freire, delegados do Sindicato das Indústrias Gráficas, Antônio Vaz Freire e José Bento Albuquerque, delegados do Sindicato da Indústria do Vestuário, todos no Estado do Piauí, sendo assim sua primeira diretoria.

Dos cinco Sindicatos que integraram a sua base de fundação, a Federação das Indústrias do Estado do Piauí conta hoje com vinte e sete Sindicatos filiados à entidade.
Além da Federação das Indústrias, o sistema FIEPI é composto pelo SENAI – Serviço Nacional da Indústria, SESI - Serviço Social da Indústria e IEL – Instituto Euvaldo Lodi, órgãos com atuações voltadas para o desenvolvimento de múltiplas ações junto ao setor industrial em território piauiense.

O Sistema FIEPI tem realizado diversas ações como parte do seu apoio à competividade da indústria e de estímulo às melhorias na economia e na qualidade de vida da população piauiense.