Notícias

04 de julho de 2018 às 14:31h

Etapa presencial do Programa Conexão Mundo é iniciada no Piaui.

O Programa Conexão Mundo permite o convívio com a cultura americana, e ainda, o aprendizado de um novo idioma

Nesta segunda-feira (02), alunos das unidades Escola SESI Integrada Deputado Moraes Souza e do Centro de Formação Profissional Jose de Moraes Correia – SENAI, participaram da cerimônia de abertura da II fase do Programa de Intercâmbio Conexão Mundo 2018. O momento serviu para a apresentação da equipe formada pelos coaches americanos aos 48 alunos do Programa de Educação Básica articulado com Educação Profissional (EBEP), integrantes do Conexão Mundo no Piaui.

O evento, que aconteceu no auditório da escola, contou com a presença do superintendente do SESI/PI e diretor regional do SENAI, Mardonio Neiva, da coordenadora de Programas e Projetos do Conselho Nacional do SESI, Eliane Martins, da presidente do Sindveículos, Veruska Pinto, como também, da coordenadora de Educação do SESI/PI, Katia Luz, e Cris Silva, que é coordenadora do grupo de coachings da US-Brazil Connect. Também estiveram na solenidade, a equipe técnica responsável pelo desenvolvimento das atividades no estado e os familiares dos estudantes.

O Programa Conexão Mundo é desenvolvido pelo SESI e SENAI, por meio do Conselho Nacional do SESI, fruto de uma parceria com a organização não governamental "US-Brazil Connect". O programa tem por finalidade elevar o nível de proficiência em inglês dos estudantes, que vivenciam o intercâmbio cultural com jovens profissionais americanos.

Em sua fala, Mardonio Neiva ressaltou o diferencial da metodologia usada pelo Conexão Mundo. “O programa permite aulas virtuais e presenciais. A fase presencial é o ponto alto do programa, porque garante de fato a troca de experiências”. E continua, “Durante essas duas semanas os times irão desempenhar tarefas auxiliados pelos coaches, o que servirá de alicerce para o aprendizado fluente do idioma”, explica o superintendente, lembrando que no fim do ano os estudantes que mais se destacarem nas aulas embarcam para os Estados Unidos, fechando o quarto ciclo.

De acordo com Cris Silva, responsável pela coordenação das atividades nesta etapa, a equipe de monitores permanece em Parnaíba até o dia 20 de julho. Após esta data, os monitores retornam aos Estados Unidos para a continuidade do trabalho com as aulas e a interatividade virtual com os alunos nas redes sociais.

Eliane Martins, que representou o presidente do Conselho Nacional do SESI, João Henrique Sousa, falou sobre a importância dos alunos aproveitarem esta oportunidade. “O domínio de outros idiomas, especialmente o inglês, contribui para uma formação do perfil profissional desses jovens quando estiverem no mercado”, e concluiu dizendo que a responsabilidade social é uma das marcas do Conselho Nacional do SESI, que tem como proposta promover ações voltadas para a qualidade de vida do trabalhador e de seus dependentes, além de estimular a gestão socialmente responsável da empresa industrial.

No final da cerimônia, os tutores receberam presentes dos estudantes e foram agraciados com a apresentação da Cia Bale da Cidade, com a coreografia “Lendas do Piauí”.

Por Monica Pessoa/ASCOM

Comentários