Notícias

03 de maro de 2018 às 17:33h

Feira da Cidadania movimenta população de Jacobina do Piauí

A Feira realizada pelo Conselho Nacional do SESI, na cidade de Jacobina entre os dias 3 e 4 de março

A jovem Josirene Alencar, recebeu um dos primeiros atendimentos oferecidos gratuitamente na Feira da Cidadania realizada pelo Conselho Nacional do SESI e o Instituto Conhecer Brasil, na cidade de Jacobina do Piauí, entre os dias 3 e 4 de março. Ela ficou paraplégica há alguns anos após sofrer um acidente numa motocicleta. Cadeirante, mas não teve problemas para se locomover até o consultório localizado na Unidade Móvel de Saúde e Segurança do SESI que possui rampa adaptada para pessoas com deficiência.

Josirene foi atendida pela médica do Programa PSF da prefeitura local, Luciana Luz. Mas Josirene não parou por aí percorreu toda as áreas de atendimentos e ainda e se beneficiou de quase todos os serviços prestados na Feira da Cidadania. “Foi bom! Num pequeno espaço de tempo e num só local fiz o que poderia levar meses em outros pontos de atendimentos”, disse Josirene Alencar, depois de receber os cumprimentos do presidente do Conselho Nacional do SESI, João Henrique Almeida Sousa, que estava ladeado do prefeito municipal, Gerdelânio Oliveira, o GD.

Na abertura do evento, João Henrique falou da satisfação em poder trazer para a cidade de Jacobina uma gama de serviços gratuitos em diversas áreas e que beneficiariam a partir daquele momento muita gente do município. “Não é fácil, mas com esforço se consegue tudo. Para estarmos aqui com esta ação podemos agradecer a boa vontade do presidente da FIEPI, ex-governador Zé Filho, aqui representado pelo tesoureiro da instituição, Robério Cantalice que nos cedeu toda a estrutura do Sistema FIEPI, bem como a abnegação do prefeito GD, que lutou para isso acontecer e contemplar o seu povo”, afirmou, João Henrique, durante a entrega do evento ao prefeito.

Por sua vez o prefeito GD agradeceu a João Henrique e também o apoio dos vereadores, secretários municipais, e toda a sua equipe de assessores que juntos com o SESI e a FIEPI viabilizaram a ação. “Recebi a Feria da Cidadania do presidente do Conselho Nacional do SESI e agora entrego a vocês”, disse GD, mencionado à população local.

Além dos serviços oferecidos pelo SESI Nacional e do Sistema FIEPI, a prefeitura local participa com várias ações voltadas para o atendimento dos Jacobinenses. Dentre eles, a coordenação do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), que numa Estande presta vários serviços sociais, como a entrega de repetentes para mulheres gestantes, bem como a distribuição de panfletos e a entrega de revistas da Campanha do SESI “Todos Contra o Mosquito”.

Para a coordenadora de edemias do CRAS de Jacobina, Crislândia de Sousa Fernandes Silva, nada melhor reunir num só evento muita gente para ofertar os nossos serviços. “Hoje o Aegdi aegipty não só transmite a Dengue mais outras diversas doenças e nosso intenção é prevenir de todas as formas possíveis conscientizando as pessoas”, explicou.

A Feira da Cidadania é um projeto que reúne um conjunto de ações, com o objetivo de fortalecer a cidadania de uma grande parcela da população de municípios que tem dificuldades em ter acesso ao serviço garantido pela constituição. O evento conta com a oferta de diversos serviços, como oficinas de Relação Interpessoal, e Aprendendo a Conviver e Respeitar as diferenças, culinária e educação alimentar, atendimentos com clínico geral, odontologista e especialista em geriatria, emissão e atualização do cartão do SUS e atividades lúdicas infantis, além emissão de carteira de identidade, shows musicais, atividades esportivas, entre outros serviços.

Jânio Holanda – ASCOM/FIEPI

.

Comentários