Notícias

01 de fevereiro de 2018 às 09:52h

SESI Piauí realiza capacitação sobre o modelo de atuação Sesi em soluções integradas

Participam da capacitação gestores, técnicos e colaboradores de unidades de Teresina e do interior do Estado

O Serviço Social da Indústria do Piauí (SESI-PI) realiza entre os dias 31 de janeiro de 2 de fevereiro a capacitação – Implementação do Modelo de Atuação SESI em Soluções Integradas. A ação acontece na sala de reuniões do 8º andar, do prédio da FIEPI, em Teresina, nos turnos manhã e tarde. Participam da capacitação gestores, técnicos e colaboradores de unidades de Teresina e do interior do Estado.

Entre os objetivos principais constam: Sensibilizar os profissionais para adoção da nova forma de atuação SESI; Treinar a equipe em conceitos, competências, processos e ferramentas necessárias à implementação do Modelo de Atuação SESI em Soluções Integradas; Apoiar o processo de reflexão e constituição da equipe para trabalhar o novo modelo de atuação, e Criar agenda par a implementação do Modelo.

Conforme a técnica do SESI da Paraíba, Christiane Batista Costa, que conduz a capacitação, os resultados esperados são: Desenvolvimento de competências para o trabalho interdisciplinar; Formação de equipe interdisciplinar compromissada em aplicar o Modelo de Atuação SESI em Soluções Integradas no SESI Piauí, e Constituição de uma Unidade de Gestão para implementação do novo modelo de atuação SESI em soluções integradas.

Entre os vários temas constantes da programação foram expostos no primeiro dia da capacitação: Expectativas - O que esperamos desse encontro! Dinâmica de Apresentação – Como me chamo e quais ações desempenho hoje? Com quais áreas interajo? Quais ferramentas utilizo? Novas demandas da indústria X Transição do SESI; Novas Demandas das Indústrias (visão do SESI) e transições no SESI; A nova realidade de saúde do trabalhador e seus impactos nos negócios industriais; Modelo de Atuação SESI em Soluções Integradas. Objetivos; Principais Eixos; Saúde Integral do Trabalhador, e Determinantes Sociais de Saúde. Essas atividades foram realizadas no turno da manhã.

Na parte da tarde a programação prosseguiu tratando sobre Promoção da Saúde no Ambiente de Trabalho; Organização Mundial da Saúde – OMS; Total Worker Health – TWH. Unidade Saúde e Segurança na Indústria- SESI; Nova forma de atuar; Como imagino que será meu trabalho no novo modelo de atuação? Com a integração das áreas de atuação quais os benefícios para o SESI e para as empresas industriais? Abordagem e Atendimento Consultivo; Metodologia para atendimento Consultivo (MAC); Qual e como se dará a nova forma do SESI Atuar... Modelo de Atuação SESI em Soluções Integradas, e Processo de Atuação e Dimensões de integração. Planilha ferramental; Quais informações tenho em relação à empresa... Praticando Planilha Ferramental. Continuação...Planilha ferramental; Quais informações tenho em relação à empresa... Identificando competência; Domínio e Criação da rede de apoio técnico. Continuação da planilha Praticar é preciso.

No terceiro dia a programa consta de Práticas vivenciadas pelo DR PB durante o processo de implementação do Modelo de Atuação SESI em Soluções Integradas; Instrumento de Avaliação; Apresentação e status do processo avaliativo organizacional e do trabalhador. Avaliação de desempenho; Aplicação do questionário da avaliação de desempenho da capacitação. Encerramento Próximos passos, e Agenda assessoria presencial.

Jânio Holanda – ASCOM/FIEPI

Comentários