Apisolar propõe criação do Atlas Solar do Piauí

A Associação Piauiense das Empresas de Energia Solar (Apisolar) esteve reunida com o governador Wellington Dias nesta segunda-feira (12), onde apresentou a proposta da ferramenta, no qual constará o potencial energético do estado, a fim de atrair investimentos no setor.

De acordo com a Apisolar o objetivo é fazer um mapeamento do potencial da energia solar no estado para planejamento e construção de usinas solares FV e termoelétricas. A partir daí, disponibilizar as informações organizadas e avaliadas como um diferencial de negócios para atração de empreendimentos solares no estado.

“O Atlas é uma das ferramentas que vai proporcionar às empresas nacionais e internacionais ao analisar o Piauí, um estado bom para investimento, tanto campo solar como também no campo eólico. O Atlas também vem como um complemento a essa malha, que já está estrangulada e precisamos ampliar o número de subestações e que seja essa ferramenta que vai favorecer novos investimentos no estado”, afirmou Jean Cantalice, presidente da Apisolar.

Por se destacar na geração de energias renováveis, o Piauí tem atraído cada vez mais empresas e investidores que enxergam o grande potencial da região. No documento, serão disponibilizadas informações precisas sobre a irradiação solar no estado, bem como outros dados técnicos imprescindíveis para a confiabilidade e economia na geração de energia solar elétrica ou térmica. Além das potencialidades do estado nessa área, com os projetos instalados, os que já estão em andamento.

Na reunião, foi discutido também a isenção fiscal para empresas do setor de geração de energias renováveis, como estímulo ao setor. “Tratamos também sobre um pedido de isenção de energia solar para fomentar e melhorar o setor, além de reativar a economia, que está fragilizada por conta da crise sanitária que vivemos”, declarou o Jean Cantalice.

“Tratamos sobre uma política de financiamento, a partir da nossa Agência de Fomento, que estimule pessoas físicas e servidores públicos na geração de energia solar. Vou tratar com a Sefaz e com o colegiado dos procuradores uma agenda sobre uma política fiscal adequada a esse estímulo ao setor de energias renováveis, especialmente de energia solar”, afirmou Wellington Dias.

Por fim, o governador acertou, a realização de um evento voltado para atração de investimentos em energias renováveis, o Sinergia Piauí. “Trabalharemos em uma perspectiva da realização do evento com o Consórcio Nordeste”, confirmou Wellington Dias.