Diretoria da FIEPI realiza reunião para discutir ações dos próximos meses

A diretoria da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI) esteve reunida na tarde desta terça-feira (18) para discutir ações e projetos prioritários da instituição para os próximos meses. A reunião foi conduzida presidente Zé Filho e contou também com diretores do SESI, SENAI e o Sebrae, que executará um projeto voltado para indústria.

O presidente da FIEPI fez uma breve explanação sobre os efeitos da pandemia do novo coronavírus no setor industrial, as ações desenvolvidas em prol dos industriais e apresentou a proposta de uma campanha de doação de alimentos para as famílias que passam fome no Piauí. O projeto ainda em fase de planejamento será iniciado ainda no mês de maio e recebeu apoio de todos os presentes.

“Sabemos que a indústria ainda passa por dificuldade, mas sempre podemos fazer alguma coisa. Onde come um come dois. É hora de darmos as mãos àqueles que estão totalmente desassistidos e que passam fome. Vamos juntos dar nossa contribuição”, pontuou Zé Filho.

A reunião tratou ainda sobre a implantação do Núcleo de Apoio ao Crédito (NAC) na FIEPI, a importância da Sondagem Industrial e Sondagem da Construção Civil e a implantação do Compliance no SESI e SENAI.

O Compliance Officer do SESI e SENAI, Willams Saraiva, apresentou para diretoria do Sistema FIEPI e colaboradores, um relatório sobre a implantação do escritório de Compliance no Departamento Regional.

Willams explicou que o Compliance estabelece que a organização deve estar em conformidade com todas normas internas,  as leis estaduais, leis federais, etc. Todo esse acompanhamento está sendo feito pelo escritório de Compliance. “Todas as demandas internas deverá passar pelo Compliance para que possamos verificar a regularidade destas legislações e normatizações, no sentido das políticas que poderão vir a ser adotadas no nosso DR”, pontuou.

Além de relator como o processo de implantação do Compliance foi conduzido, Willams falou que o tema tem sido bastante discutido pelos órgãos de controle (TCU e CGU) e já foi absorvido pela Nova Lei de Licitações.

“Esse programa traça algumas diretrizes e regras de relacionamento do nosso sistema com a administração pública. A gente tem pouco atuação com a administração pública, mas é importante para todas as empresas que estão buscando avanços e modernizar sua gestão atuem em sintonia com essa tendência mundial”, finalizou Willamns Saraiva.

O Sebrae participou da reunião para apresentar um projeto de atendimento as indústrias para diagnosticar as principais dificuldades e customizar soluções por meio de consultorias. O objetivo é aumentar a competitividade das indústrias piauienses.

O diretor superintendente do Sebrae, Mário Lacerda, fez uma explanação sobre o projeto e como funcionará a parceria com a FIEPI e com os industriais.

Ao final da reunião Zé Filho convidou a todos para acompanhar a programação da Semana da Indústria, que este ano terá uma programação totalmente online.

A Semana da Indústria terá programação de 24 a 27 de maio e contará com palestras e oficinas voltadas para o segmento industrial do Estado.