FIEPI realiza visita técnica a AGESBEC em São Paulo

O diretor de Assuntos Econômicos da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI), Freitas Neto, e o gestor da Área Internacional e de Mercado, Islano Marques, estiveram representando o presidente da FIEPI, Zé Filho na visita as instalações da AGESBEC (Grupo Drago) a convite dos empresários Filipo e Ricardo Drago.

O objetivo foi conhecer de perto a operação logística de um armazém privado alfandegado, modelo que pode ser viável economicamente para o Estado do Piauí, que não dispõe de um porto.

“Devemos ressaltar a importância de um conglomerado dessa natureza que auxilia muito nos processos de exportação e importação mesmo em um estado munido de excelente estrutura portuária  (zona primária), imaginem a importância em um estado como o Piauí” pontua Freitas Neto

Filipo Drago, fundador do Grupo Drago em 1963, imigrante italiano iniciou suas atividades como industrial da construção civil, passando pela indústria de peças automotivas e em seguida expandindo no setor de logística de importação e exportação.

Em 1971 é fundada a AGESBEC S/A, primeiro armazém alfandegado do Brasil, por iniciativa dele e outros empresários de São Bernardo do Campo, Governo Federal e do município que deteve o controle majoritário até o ano de 1999 quando a empresa vai a leilão na Bolsa de Valores de São Paulo e tem o controle acionário adquirido pelo Grupo Drago que hoje detém 100% das cotas.

“Pudemos observar que grande parte da operação logística de importação e distribuição das empresas clientes é perfeitamente desempenhada nos seus 65 mil metros quadrados de área, desde vinhos a máquinas e automóveis, sendo a AGESBEC uma extensão do seu negócio”, explica Islano Marques.

A AGESBEC é um conglomerado envolvendo Armazéns Gerais, Entreposto e Porto Seco movimentando em torno de R$ 4 bilhões de mercadorias por ano, mas quer mais.

“Somos uma fronteira entre o Brasil e o resto do mundo. Porém, queremos também levar os produtos na casa do cliente, ou ser parte desse processo. As empresas podem ter um espaço exclusivo dentro da nossa estrutura”, afirma o presidente Filipo Drago. Ele projeta crescimento de 30% em 2022.