FIEPI divulga Sondagem Industrial realizada em maio

A Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI) divulgou o resultado da Sondagem Industrial feita em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). A pesquisa foi aplicada no mês de maio com dados referentes ao mês abril de 2021.

Os números de maio de 2021,  apresentem melhora em alguns indicadores em relação a abril, além de percentuais muito próximos ao da região nordeste.

O volume de produção das indústrias no mês na comparação com o mês anterior apresentou índice de estabilidade de 51% nas indústrias pesquisadas em maio. Este dado em abril foi de 43,1%. No Nordeste o nível de estabilidade foi de 50,2% no mesmo período.

O nível de utilização da capacidade instalada em relação ao usual (UCI) no mês de maio foi 37,3% igual ao usual, índice inferior ao mês de abril (43,1%) e ao da região nordeste que foi de 49,8%.

Em relação à evolução do número de empregados, o indicador mostra percentual de  estabilidade de 80,4% em maio de 2021, superior a abril  que foi de 72,5% e também superior a estabilidade na região nordeste que foi de 73,5% O aumento no número de empregados foi de apenas 3,9% em maio , índice semelhante a abril ( também 3,9%). Este dado para a região Nordeste foi de 9,2%.

O estoque de produtos finais em relação ao planejado/desejado foi 35,3% igual ao planejado, percentual superior ao mês de abril, que foi de 29,4%, porém inferior ao da região nordeste, 46,9%.

PERSPECTIVAS PARA OS PRÓXIMOS 6 MESES

As perspectivas para os próximos 6 meses de aumento da demanda por produtos apresentou percentual de 62,7%, índice superior ao mês de abril (54.9%) e também a  região Nordeste, que foi de 46,4%.

O indicador de expectativa de aumento no número de empregados teve uma melhora no percentual  em comparação ao mês anterior. Em abril foi de 7,8% e em maio foi de 11,8%. O percentual da região Nordeste foi de 16,7% em abril  e 18,4% em maio.

A expectativa de aumento nas compras de matéria-prima para os próximos 6 meses passou de 54,9% em abril para 52,9% em maio de 2021. No Nordeste os percentuais foram 34,5% em abril e 41,9% em maio.

Para os próximos 6 meses a intenção de investimentos das indústrias que responderam “sim, provavelmente” mostra receio maior que nos meses anteriores. O percentual das indústrias que tem alguma intenção de investir caiu de 35,3% em abril para 23,5% em maio. A região Nordeste mostrou-se mais otimista para essa perspectiva, com índice de 39% no mês de maio de 2021.

Nota Metodológica

Sondagem Industrial do Piauí é realizada mensalmente pela Federação das Indústrias do Piauí - FIEPI. A pesquisa é feita em conjunto com a Confederação Nacional das Indústrias (CNI), utilizando metodologia pré-definida (https://www.portaldaindustria.com.br/estatisticas/sondagem-industrial).

Nesta pesquisa mensal, são apresentados indicadores sobre o nível da atividade industrial – produção, emprego, estoques e utilização da capacidade instalada usual - a situação financeira das empresas, a situação de estoques, os principais problemas enfrentados e as expectativas de demanda, emprego, compra de matéria-prima e exportações. Por vezes, são inseridos pela CNI Blocos Especiais de perguntas.

A análise se dá por meio dos indicadores com valores que variam entre 0 e 100 pontos com o limiar divisório de 50 pontos indicando cenário de estabilidade.

A Sondagem para o mês de maio de 2021 contou com a participação de 51 indústrias, distribuídas em pequeno, médio e grande porte, conforme metodologia.

O período da coleta mensal estabelecidos pela CNI foi de 1º/06/21 a 14/06/21.

Elaboração: Trento & Fernandes Ltda.