Gestor da FIEPI participa do Fórum Brasil Export em São Luís

O Gestor da Área Internacional e de Mercado do Sistema FIEPI, Islano Marques, participou nos dias 01, 02 e 03 de agosto na cidade de São Luís – MA, do mais importante Evento de Logística e Infraestrutura Portuária do Brasil - Fórum Brasil Export em sua edição Nordeste Export.

Islano Marques foi moderador no painel “Clusters Logisticos, ZPEs e Hubs Aeroportuários”, tema de grande relevância para o desenvolvimento do Nordeste, sobretudo para o estado do Piauí por ter naturalmente uma forte vocação logística pelo seu posicionamento geográfico.

O Secretário Nacional de Transportes Terrestres, Eduardo da Costa, afirmou o compromisso do Ministério da Infraestrutura que dividiu em fases a Transnordestina e entregará nessa “primeira fase” o trecho ligando Eliseu Martins ao Porto de PECÉM no Ceará e em seguida novos estudos de viabilidade serão feitos avaliando o fluxo de carga advindo desta conexão, para avançar nos outros trechos, inclusive na conexão com SUAPE.

O Painel 3 do Nordeste Export 2021 reuniu profissionais gabaritados para debater os temas: "Clusters logísticos, ZPEs e hubs aeroportuários". A apresentadora Jacqueline Wendpap, conselheira nacional do Brasil Export, defendeu a adoção de instrumentos que viabilizem a execução de um planejamento para operações de transporte multimodal, mas destacou que essas iniciativas precisam estar alinhadas com melhorias no ambiente socioeconômico. "Não adianta atrair investimentos e não termos pessoas qualificadas para desenvolver o trabalho. Precisamos gerar empregos de qualidade e criar massa salarial para incentivar o consumo, afinal as ZPEs atendem ao consumo interno e dependem de um mercado pujante".

O moderador Islano Marques, conselheiro do Nordeste Export, tornou a atividade bastante dinâmica ao compartilhar informações e fazer perguntas aos participantes. Ele destacou que a criação de ambientes com incentivos tributários, como o caso das ZPEs têm o potencial de atrair inovações tecnológicas e desenvolvimento para toda uma região, como a do Piauí, estado que representa.

O Presidente da ABRAZPE, Helson Braga celebrou a publicação da Medida Provisória (MPV) 1.033/2021, que se constitui em um novo marco regulatório para as ZPEs no Brasil. Autoridade do tema, Helson espera ver a criação de novas ZPEs em território nacional.

O Presidente do Conselho Internacional do Brasil Export, Cesar Meireles disse ser urgente que o País trabalhe em melhoria na regulação da legislação que rege os portos secos e CLIAs. "Não é possível convivermos ainda com uma matéria não definida nesse campo". Sobre o fato de o Brasil ser considerado um país "rodoviarista", respondeu ainda ser um "rodoviarista ruim", com baixa densidade de estradas, a maior parte delas em péssimo estado de conservação.

Wanderley Galhiego Junior, Diretor de Novos Negócios e Inovação da SOCICAM, encerrou dizendo estar muito satisfeito em participar de um painel que deu espaço a especialistas e empresas tradicionais em abordar temas tão sensíveis para a logística de transportes no País.

Compartilhe essa notícia!