FIEPI divulga Sondagem Industrial com dados a referentes a setembro

A Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI) divulgou o resultado da Sondagem Industrial feita em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). A pesquisa foi aplicada no mês de outubro com dados referentes ao mês setembro de 2021.

O mês pesquisado possui índices muito aproximados aos do mês anterior, agosto de 2021, com algumas diferenças como é o caso dos percentuais de aumento e de queda nos empregos que tiveram índices piores que o mês de anterior, passando o aumento no número de empregados de 13% em agosto para apenas 2,4% em setembro e a queda passou de 23,9% em agosto para 26,8% em setembro. Espera-se que estes índices sejam alterados nos meses de outubro, novembro e dezembro, época em que as indústrias tendem a produzir mais e, consequentemente, empregar mais, em razão do período de final de ano.

CENÁRIO ATUAL

Em setembro, o volume de produção das indústrias em relação ao mês anterior teve sua estabilidade medida em 51,2% no Piauí, percentual inferior ao do mês de agosto, que foi de 56,5%. No Nordeste, essa estabilidade aumentou passando de 54,8% em agosto para 55,7% em setembro.

O nível de utilização da capacidade instalada em relação ao usual (UCI) no mês de setembro foi 58,5% igual ao usual, avançando em relação ao mês anterior (agosto), que foi de 56,5%. O Nordeste segue na mesma alta (agosto: 55,6% e setembro: 56,7%).

O indicador de evolução do número de empregados apresentou em setembro um percentual de estabilidade de 70,7% no Piauí, índice superior a agosto, que teve estabilidade de 63% de estabilidade no número de empregados. Este índice no Nordeste também aumentou, indo de 71,4% em agosto para 74% em setembro.

Chama a atenção o critério de aumento no número de empregados, o percentual passou de 13% em agosto para apenas 2,4% em setembro no Piauí, uma queda significativa nas contratações no mês de setembro.

Avaliando o critério da queda no número de empregados, o Estado registrou em agosto percentual de 23,9%, passando em setembro para 26,8%, o que demonstra que além de não contratar ainda houve redução no indicador de evolução do número de empregados no período.

O estoque de produtos finais da empresa em relação ao planejado/desejado manteve-se em patamares semelhantes. Em agosto foi 39,1% igual ao planejado e em setembro de 39%. No Nordeste, observou-se uma leve queda passando de 47,5% para 46% em setembro.

PERSPECTIVAS PARA OS PRÓXIMOS 6 MESES

As perspectivas para os próximos 6 meses de aumento da demanda por produtos apresentou percentual de 51,2% em setembro, índice superior ao do mês anterior, que foi de 47,8%. O otimismo contrapõe-se ao da Região Nordeste, que apresentou redução. Se em agosto o índice era 45,6%, passou para 40,2% em setembro.

O indicador de expectativa de aumento no número de empregados para os próximos 6 meses reduziu em setembro para 14%, índice inferior a agosto que foi de 17,4%. No Nordeste, essa queda também foi observada. Em agosto a expectativa de aumento no número de empregados foi de 20,6% e em setembro de 2021 de 19,3%.

No Piauí, a expectativa de aumento nas compras de matéria-prima para os próximos 6 meses manteve índices próximos ao do mês anterior, passando de 37% em agosto para 39% em setembro. Na região Nordeste a expectativa de aumento nas compras de matéria-prima passou de 36,9% em agosto, para 33,6% em setembro.

Para os próximos 6 meses a intenção de investimentos das indústrias que responderam “sim, provavelmente” mostra acentuada retração quanto a novos investimentos. O percentual das indústrias que tem alguma intenção de investir reduziu de 32,6% em agosto para 22% em setembro. No Nordeste a tendência foi de leve queda, passando de 43% em agosto para 41,9% em setembro.

Sondagem Industrial do Piauí é realizada mensalmente pela Federação das Indústrias do Piauí - FIEPI. A pesquisa é feita em conjunto com a Confederação Nacional das Indústrias (CNI), utilizando metodologia pré-definida (https://www.portaldaindustria.com.br/estatisticas/sondagem-industrial).

Nesta pesquisa mensal, são apresentados indicadores sobre o nível da atividade industrial – produção, emprego, estoques e utilização da capacidade instalada usual - a situação financeira das empresas, a situação de estoques, os principais problemas enfrentados e as expectativas de demanda, emprego, compra de matéria-prima e exportações. Por vezes, são inseridos pela CNI Blocos Especiais de perguntas.

A Sondagem deste mês de setembro de 2021 contou com a participação de 41 indústrias, distribuídas em pequeno, médio e grande porte, conforme metodologia.

O período da coleta mensal estabelecidos pela CNI foi de 1º/10/2021 a 15/10/2021.