FIEPI divulga dados da Sondagem da Construção Civil

A Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI) divulgou resultado da pesquisa Sondagem da Indústria da Construção Civil realizada no mês de junho com dados referentes ao mês de maio de 2021.

Em maio, o nível de atividade em relação ao usual foi igual ao usual para 42,9% das empresas pesquisadas, índice superior a abril, que foi de 39,1%. No nordeste este percentual foi de 33,6% em maio.

O número de empregados comparado ao mês anterior apresentou percentual de estabilidade de 66,7%, um pouco inferior a abril que foi de 73,9%. A região Nordeste registrou estabilidade de 57% no número de empregos no mês de maio. Já o aumento no número de empregados, que era de 8,7% em abril , passou para 14,3% em maio, percentual semelhante ao do nordeste, que foi de 14,8% em maio. A redução no número de empregados que foi de 13% em abril aumentou para 19% em maio.

PERPECTIVAS PARA OS PRÓXIMOS 6 MESES

A expectativa de aumento no nível de atividade para os próximos 6 meses medido no Piauí passou de 43,5% em abril para 52,4% em maio. Este otimismo das empresas também foi observado no Nordeste, que passou de 39,2% em abril para 43,6% em maio.

A perspectiva de aumento na compra de insumos e matérias-primas para os próximos 6 meses passou de 52,2% em abril para 61,9% em maio. Estes percentuais são superiores aos do Nordeste, 37,2% e 44,3%, respectivamente, para o mesmo período.

Já a expectativa de novos empreendimentos e serviços para os próximos 6 meses, que é um bom critério para avaliar a intenção da construção civil, passou de 47,8% em abril para 52,4% em maio. Este percentual é superior ao da região Nordeste, que foi de 39,6% em maio.

A perspectiva de aumento no número de empregos, apresentou o percentual mais alto desde setembro de 2020. No mês de maio 61,9% das empresas pesquisadas tinham perspectiva de aumentar o número de empregados nos próximos 6 meses. No mês anterior, abril, este índice era de apenas 34,8%.

A intenção de investimento para os próximos 6 meses, em que a indústria da construção civil provavelmente tem intenção de investir, que foi de 56,5% em abril, reduziu para 47,6% em maio de 2021.Apesar da queda em relação ao mês anterior, o Piauí ainda registra percentual superior ao Nordeste, que foi de 38,3% em maio.

Nota Metodológica

Sondagem Industrial do Piauí é realizada mensalmente pela Federação das Indústrias do Piauí - FIEPI. A pesquisa é feita em conjunto com a Confederação Nacional das Indústrias (CNI), utilizando metodologia pré-definida (https://www.portaldaindustria.com.br/estatisticas/sondagem-industrial).

Nesta pesquisa mensal, são apresentados indicadores sobre o nível da atividade industrial – produção, emprego, estoques e utilização da capacidade instalada usual - a situação financeira das empresas, a situação de estoques, os principais problemas enfrentados e as expectativas de demanda, emprego, compra de matéria-prima e exportações. Por vezes, são inseridos pela CNI Blocos Especiais de perguntas.

A análise se dá por meio dos indicadores com valores que variam entre 0 e 100 pontos com o limiar divisório de 50 pontos indicando cenário de estabilidade.

A Sondagem para o mês de maio de 2021 contou com a participação de 51 indústrias, distribuídas em pequeno, médio e grande porte, conforme metodologia.

O período da coleta mensal estabelecidos pela CNI foi de 1º/06/21 a 14/06/21.

Elaboração: Trento & Fernandes Ltda.